Polícia Civil dá início à segunda etapa de projeto social com a realização de torneio esportivo direcionado a estudantes

Foto / Reprodução

 

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado geral adjunto da instituição, Izair Soares da Silva, realizou na manhã desta segunda-feira, dia 21, às 9h, evento de abertura de torneio esportivo que faz parte da segunda etapa do projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades”, idealizado e mantido pelo delegado geral, Francisco Sobrinho. A cerimônia ocorreu na quadra poliesportiva da Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, situada na Avenida Perimetral, Comunidade Cidade Leste, bairro São José Operário, zona Leste da cidade.

Também estiveram presentes no local a coordenadora social do projeto pela Polícia Civil, investigadora Priscila Costa, além dos professores Elen Sinara, representante da Divisão Distrital Leste da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Antônio Humberto e Rosinete Ângelo, da Divisão Distrital Leste da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Conforme o cronograma, a segunda etapa do projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades” contará com a participação de estudantes de 52 escolas da rede pública, tanto da esfera estadual como municipal, situadas na zona leste. Os jogos seguem até a próxima sexta-feira, dia 25, e irão ser realizados na Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga.

Izair Soares da Silva falou sobre a importância da segunda etapa do projeto. “Essa iniciativa contribuiu para que os servidores da instituição orientassem os jovens sobre o perigo do envolvimento com a criminalidade. É importante que o esporte seja trazido para ajudar na socialização dos estudantes, além da valorização do profissional de Educação Física, que é o responsável por orientar os estudantes sobre a importância de se praticar esportes”, ressaltou.

Socialização – Para a coordenadora social do projeto, Priscila Costa, o projeto é importante devido a participação dos alunos e gestores das instituições de ensino. “É a segunda vez que o projeto está sendo realizado na zona leste de Manaus e nós estamos muito contentes com a participação de todas essas escolas, pois além da importância do esporte para a socialização entre os alunos, o objetivo do projeto só é possível de ser alcançado com a participação de todos os estudantes e gestores que estão inscritos nesta segunda etapa”, enfatizou.

Segundo a estudante Ana Clara da Silva, 12, aluna da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professora Cinthia Regia Gomes do Livramento, situada na Rua da Raquete, bairro Nova Vitória, participar do projeto foi importante para esclarecer dúvidas em relação aos assuntos abordados nas palestras durante a primeira etapa e que o torneio esportivo é uma forma de promover um encontro entre os estudantes para competir e mostrar as habilidades dos outros participantes.

Continuidade – Com o término das palestras ministradas por servidores da Polícia Civil, como parte da primeira fase do projeto, agora será iniciada a segunda fase, com a realização de torneios esportivos nas escolas, de 21 a 25 deste mês. Em seguida estão programadas exposições de painéis de 30 de novembro a 2 de dezembro. Para encerrar o ciclo deste ano, uma missa está prevista para acontecer no dia 7 de dezembro deste ano, às 16h, na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Elisa Bessa Freire, localizada na Avenida Itaúba, s/nº, primeira etapa do bairro Jorge Teixeira, zona leste.

Sobre o projeto – O “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades” é um projeto que tem por objetivo fornecer condições de apoio para que os gestores das escolas da rede pública possam refletir, discutir e desenvolver ações que possibilitem a redução da violência e dos índices de tráfico e consumo de drogas no contexto escolar e comunitário. As atividades em torno do projeto, neste ano, tiveram início no dia 26 de julho. Ao todo, foram contempladas 96 escolas da rede pública de ensino, sendo 31 da esfera estadual e 65 mantidas pela Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). Todas situadas na zona leste da capital.

Nesses locais, aconteceram, quase que diariamente, palestras ministradas por servidores da Polícia Civil do Amazonas, como o próprio delegado geral, Francisco Sobrinho. Durante os encontros foram tratados assuntos distintos, como as consequências do envolvimento com o tráfico de drogas, bullying, violência doméstica, exploração sexual de menores e a importância do acompanhamento dos pais no dia a dia dos estudantes.

Conforme os policiais civis envolvidos no projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades” a iniciativa contemplou, neste período deste ano, cerca de 51.194 mil alunos e 8.248 mil pais. Nas proximidades dessas instituições de ensino estão acontecendo, diariamente, ações policiais em combate à criminalidade, realizadas por integrantes da equipe “Guardião”, lotada no gabinete do delegado-geral.

Segundo Francisco Sobrinho, a equipe “Guardião” tem atuado em toda a capital, sob a coordenação do delegado Henrique Brasil, para verificar a veracidade das denúncias relacionadas à comercialização de drogas perto de instituições de ensino na cidade. Qualquer pessoa pode colaborar com o trabalho da Polícia Civil, delatando os infratores por meio do número: (92) 99962-2376. Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes.

Gostou? Compartilhe:

Facebook
Twitter
Reddit
WhatsApp
Telegram

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

CLIMA AGORA

Weather Data Source: Weather Manaus

LEITURAS DO MÊS

ENVIE SUA NOTÍCIA

Preencha os campos abaixo e envie sua notícia para nossa equipe. Fique atento aos campos obrigatórios.