Atividades esportivas, de saúde e entretenimento serão oferecidas nesta quinta-feira, dia 17, em alusão ao ‘Novembro Azul

Foto / Reprodução

O atual mês é marcado pela campanha “Novembro Azul”, que visa estimular a conscientização da sociedade em geral a respeito da necessidade de se precaver de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Assim, com o objetivo de estimular ainda mais este movimento, o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude,

 

Esporte e Lazer (Sejel), realiza nesta quinta-feira, dia 17, o “Aulão Temático do Bem”, que será realizado na Arena Amadeu Teixeira, na Rua Lóris Cordovil, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, das 14h às 17h, e tem entrada gratuita.

O Aulão vai contar com diversas atividades e é voltado para o público em geral e para o grupo da terceira idade do VidAtiva, programa que atende cinco mil idosos da capital e do interior do Estado. Com um cronograma dinâmico, o Aulão inicia com uma palestra sobre o câncer de próstata, logo após tem a apresentação de um grupo de teatro para animar o público, e em seguida um alongamento será oferecido por Profissionais de Educação Física.

Às 15h30 o protagonista será um aquecimento para atividade principal, que é um aulão da Academia Tônus, que começa às 16h30. Durante todo o evento, as pessoas poderão usufruir de serviços de fisioterapia, aferição de pressão, jogos de tênis de mesa, dominó e baralho.

“Todos os núcleos do projeto VidAtiva foram convidados para esta ação e aproveito para chamar a população em geral a participar. Será uma tarde agradável, de muito conhecimento, mas também de diversão e entretenimento. O que queremos é sempre levar a prevenção e a saúde através de atividades que estimulem a participação das pessoas, principalmente da terceira idade. A primeira palestra, por exemplo, será diferente, com uma encenação e tenho certeza que vai agradar a todos”, destacou a coordenadora do projeto, Nara Freitas.
Projeto VidAtiva
O projeto VidAtiva leva atividades físicas, lúdicas e o acompanhamento de profissionais da área da saúde para pessoas acima dos 45 anos. Cada núcleo conta com uma equipe multidisciplinar, sendo composta por Fisioterapeutas, Assistente Sociais, Nutricionistas, Psicólogos e Profissionais de Educação Física.

Pelo programa, os idosos são divididos em 41 grupos, sendo que seis são do interior do Estado (Novo Airão, Manacapuru, Parintins, Cacau Pirera, Iranduba e Rio Preto da Eva) e o restante por zonas da Cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro-Sul), somando cinco mil participantes.

As atividades do projeto acontecem todos os dias, sendo três aulas por semana para cada núcleo. Essas atividades contemplam ginástica, alongamento, atividades de entretenimento em grupo, dinâmicas. Há também aulas de zumba, dominó, tênis de mesa e palestras de orientação.

Alerta Azul
No Amazonas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram registrados este ano 520 casos de câncer de próstata. Segundo o Instituto, este é o segundo tipo de câncer no ranking total de casos de neoplasias no Estado, perdendo apenas para os casos de colo de útero que atingem as mulheres.

Estima-se, no entanto, que os registros poderiam crescer se o preconceito não impedisse o diagnóstico e a prevenção da doença. Por isso, o Novembro Azul é reconhecido como uma ação importante para estimular os exames, mas principalmente oferecer orientação adequada às pessoas.

Gostou? Compartilhe:

Facebook
Twitter
Reddit
WhatsApp
Telegram

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

CLIMA AGORA

Weather Data Source: Weather Manaus

LEITURAS DO MÊS

ENVIE SUA NOTÍCIA

Preencha os campos abaixo e envie sua notícia para nossa equipe. Fique atento aos campos obrigatórios.