O governador José Melo recebeu nesta segunda-feira, 19 de dezembro, um grupo de executivos da Rosneft Brasil, subsidiária brasileira da empresa russa que substituiu a HRT Participações no controle do projeto de exploração de gás natural e petróleo da bacia do Solimões, no Amazonas.
“Nós estamos tendo um bom relacionamento com os órgãos da administração federal e vamos sim ajudar no que for possível para que empresas como essa façam investimentos sólidos em nosso Estado. Sempre respeitando, é claro, as diretrizes ambientais, que é uma prioridade do nosso governo”, disse o José Melo.
Liderado pelo diretor geral da Rosneft Brasil, Júlio Moreira, o grupo apresentou ao governador e à equipe de secretários seus projetos para ampliar as reservas de petróleo e gás no Amazonas, principalmente na bacia do Solimões.
“Há um programa de trabalho previsto para fevereiro onde vamos fazer a perfuração de um poço exploratório, o primeiro perfurado pela empresa no país e temos a expectativa de abrir uma nova fronteira exploratória na região”, explicou Júlio Moreira, que obteve sinalização positiva do governador José Melo em relação ao apoio e à parceria necessária para a viabilização do projeto.
Melo colocou a disposição do projeto a equipe de governo, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), que atua no desenvolvimento da nova matriz econômica do Estado.
“O Amazonas está discutindo e dando suporte a Rosneft já tem algum tempo. É importante que possamos dar esse suporte para a empresa. O governador assinou um memorando para desenvolvermos uma agenda comum para discutirmos pontos regulatórios e incentivar esses investimentos”, disse o o secretário da Seplan-CTI, Thomaz Nogueira.