Cerca de 900 turistas ingleses chegam a Manaus neste sábado (21/01), a bordo do Marco Polo, sétimo navio da Temporada de Cruzeiros 2016/2017. Ao total estão previstos para esta temporada, 20 navios, dois a mais em relação a temporada passada, conforme informações da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Ainda neste mês, segundo a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, o Amazonas vai receber pela primeira vez o navio Queen Victoria, com uma previsão de mais de 1,9 mil turistas ingleses. “Este navio está previsto aportar em Manaus no próximo dia 25 de janeiro. Só para ter uma ideia da grandiosidade dele, cerca de 981 tripulantes estão a bordo para atender os mais de 1,9 mil turistas”, destacou Oreni.
No próximo mês, a movimentação no Porto de Manaus será grande, pois segundo dados do Órgão Oficial de Turismo do Estado, estão previstos a chegada de mais quatro navios. “Será uma operação grande, por isso que criamos um grupo de trabalho dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para acompanhar toda a preparação e execução dos órgãos parceiros durante a temporada de cruzeiros”, disse a presidente da Amazonastur.
Números parciais – Na manhã desta quinta-feira (19), a Amazonastur apresentou o resultado parcial da Pesquisa Socioeconômica da Temporada 2016/2017. Um dos destaques nesse levantamento parcial foi a Taxa de Satisfação, que em média ficou em 79,22%. Entre os itens bem avaliados pelos turistas estão: Serviço de Táxi (100%); Segurança Pública (98,87%); Opções de Lazer (95,83%); Restaurantes/Bares (89,47%) e Mapa Turístico de Manaus (85,25%).
O gasto médio diário, segundo o levantamento parcial, é de US$ 292. A média de idade desses turistas que já passaram pelo Estado durante a Temporada de Cruzeiros 2016/2017 é de 67 anos. “O Estado já recebeu 5,45 mil turistas nessa temporada, a previsão que no final o número ultrapasse a marca dos 24 mil turistas”, informou Oreni Braga.
FOTOS – BRUNO ZANARDO / SECOM
AVALIAÇÃO DOS TURISTAS
ITENS 2015/2016 2016/2017
TÁXI 72,80% 100%
SEGURANÇA PÚBLICA 97,76% 98,87%
OPÇÕES DE LAZER 68,11% 95,83%
TRÂNSITO 91,01% 95,35%
PORTO 81,20% 93,75%
INFORMAÇÕES TURÍSTICAS 91,10% 91,93%
GUIAS DE TURISMO 89,58% 90,22%
RESTAURANTES/BARES 72,59% 89,47%
MAPA TURÍSTICO 51,40% 85,25%
COMIDA REGIONAL 75,19% 76,23%
TRANSPORTE FLUVIAL 58,29% 60,33%
SINALIZAÇÃO TURÍSTICA 51,29% 59,48%
ASFALTAMENTO/VIAS PÚBLICAS 56,90% 52,46%
LIMPEZA PÚBLICA 41,06% 51,56%
TELEFONIA/INTERNET 31,37% 47,50%
PROCEDÊNCIA DOS TURISTAS
ESTADOS UNIDOS – 57,84%
CANADÁ – 19,61%
AUSTRÁLIA – 7,84%
INGLATERRA – 6,86%
OUTROS – 7,85%